3 dicas sobre serviços aduaneiros

O processo de desembaraço aduaneiro é muito complexo e exige bastante agilidade, por isso, a Aduana Web separou algumas dicas que podem contribuir com as relações internacionais.

 

  1. Classifique corretamente a NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul)

A NCM trata-se de uma combinação constituída por oito dígitos para identificar a natureza e a classificação fiscal de um produto ou mercadoria. Esse código é a junção dos seis primeiros números do método internacional de classificação de produtos, o Sistema Harmonizado (SH), e finalizado pelos sétimo e oitavo dígitos, pertencentes aos desdobramentos específicos do MERCOSUL.

A classificação incorreta da NCM pode desencadear transtornos como bloqueio da mercadoria na alfândega ou ainda ser devolvida ao país de origem, cobrança de impostos e taxas incidentes.

Ainda que a classificação seja muito extensa, ela é considerada uma das partes mais importantes do processo e deve ser feita com muita atenção de modo que transtornos futuros sejam evitados.

 

  1. Calcule os custos da importação

Uma das coisas indispensáveis na importação é o calcular os custos, pois não há padrão, visto que cada tipo de produto possui um requisito individual. Além do valor da mercadoria e do frete, deve ser calculado também os impostos, uma tarefa bastante complexa, tendo em vista que a legislação brasileira sobre tributos é extensa e muda com frequência. Portanto, fique atento ao custo final e faça uma análise se a importação realmente é oportuna.

 

  1. Contrate um profissional de comércio exterior

Ele representa os importadores, exportadores, transportadores, armazéns alfandegados, diante dos diversos órgãos governamentais e instituições comerciais, nos processos aduaneiros, fiscais, tributários, logísticos e comerciais, objetivando à liberação aduaneira dos produtos importados ou exportados.

O profissional firma os termos de responsabilidade e garante regular a tramitação dos despachos, preparando e assinando documentos, cotando transportes internacionais e nacionais, debitando os eventuais impostos em cada operação de importação e efetuando a classificação das mercadorias, assegurando todos os requisitos relacionados ao desembaraço aduaneiro.