7 passos para elaborar um planejamento estratégico
O planejamento estratégico, é um instrumento empresarial de gestão, criação, implementação e análise, que auxiliam as organizações a tomar decisões e alcançar seus objetivos. Um bom planejamento, deve ser levado em conta diversos aspectos como: análise do ambiente externo, definição do propósito da empresa e quais são as suas metas.
Através de um planejamento estratégico é possível alcançar bons resultados para uma organização, por isso, é imprescindível que todos os propósitos sejam bem definidos.
Com isso, preparamos um material com 7 passos para elaborar um planejamento estratégico eficiente, que vai auxiliar a sua empresa a se destacar no mercado.
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Estabeleça a missão, visão e valores da empresa
Determinar a missão, visão e valores da organização permite que o planejamento elaborado seja aplicado de forma ordenada, podendo ser utilizado também a longo prazo uma vez que seguirá as políticas já estabelecidas.
Definir o propósito e a pretensão de onde quer chegar é fundamental.
Entenda cada um dos elementos:
- Missão: é a declaração do propósito da organização;
- Visão: é a descrição do futuro desejado para empresa;
- Valores: são os princípios de que não se abre mão;
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Defina seus objetivos e metas
Estabelecer o propósito, a pretensão de onde deseja chegar e qual caminho a se percorrer é indispensável. Por isso, no planejamento deve ser bem definido quais serão os objetivos e metas.
Entre os objetivos e as metas há uma diferença. O objetivo é onde verdadeiramente o seu negócio deseja chegar, sendo ele o resultado maior. Já as metas são consideradas uma espécie de auxílio, com passos e prazos para atingir o objetivo, sendo elas as conquistas de curto prazo.
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Determine suas estratégias
A estratégia está relacionada a ação de como os resultados estabelecidos serão atingidos e por qual meio o caminho deverá ser seguido. Cada estratégia deve ser definidas de acordo com o público-alvo, e quando bem elaboradas colaboram para gerar um diferencial competitivo, destacando a organização no mercado.
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Faça um diagnóstico do ambiente externo
É muito importante também identificar o impacto das ameaças e oportunidades do mercado, pois influencia diretamente na performance da empresa. Questões como surgimento de alteração de lei, mudanças de hábitos de consumo, novas tecnologias e crises financeiras, devem ser levadas em consideração e pensadas com antecedência.
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Encontre seu pontos fortes e fracos
Identificar os principais pontos fortes e fracos da sua empresa e juntamente levando em consideração os fatores de sucesso dos concorrentes, é possível fazer uma análise comparativa, que pode contribuir para mudanças positivas dentro da sua organização.
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Elabore um plano de ação
O plano de ação é um conjunto de tarefas que devem ser seguidas para chegar às metas e aos objetivos definidos. Esse documento pode ser separado por etapas para facilitar na visualização de cada atividade e na implementação do mesmo.
Essa ferramenta, também auxiliará na gestão eficiente das tarefas e de toda a equipe.
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Monitore os resultados
Acompanhar a implementação e examinar a eficácia das ações é importante para saber se a estratégia está saindo de acordo com o planejado. A avaliação pode ser monitorada por meio de métricas e indicadores que deverão ser definidas antes mesmo da execução do plano de ação.
É fundamental anotar e registrar os resultados alcançados, podendo ser útil para novas estratégias da empresa.
Utilizando essas dicas, é possível que você consiga elaborar um excelente planejamento estratégico, que aplicado de maneira correta irá garantir o alcance dos resultados pretendidos e beneficiará a sua empresa em relação ao mercado.