3 dicas para um follow up mais eficiente

Em gestão de negócios, o follow up é utilizado como técnica de organização que também deve ser aproveitada como uma excelente estratégia de potencialização dos lucros e nas atividades de relacionamento com cliente. Essa ferramenta beneficia na conquista e preservação dos clientes o que é um grande desafio para as empresas e possui a sua eficácia reconhecida.

O follow up é um método que consiste em fazer um acompanhamento e avaliação de algo que já foi feito, e é por meio dele que se mensura a satisfação do cliente em relação ao serviço prestado.

Portanto, para auxiliar as suas atividades de relacionamento com o cliente, separamos 3 dicas para um follow up eficiente:

1. Coloque-se à disposição

Esteja sempre disponível para seu cliente. Ao se colocar à disposição, você aumenta a sua credibilidade e transmite uma confiança necessária para que ele entregue em suas mãos o seu processo (uma responsabilidade muito grande, não é mesmo?).

É fundamental que a imagem da sua empresa passe segurança, e você seja uma referência para contato, seja atendendo todas as demandas do cliente, esclarecendo as suas dúvidas e ou ajudando no processo de decisão. Não exite em enviar um e-mail, fazer um telefonema ou enviar uma mensagem mostrando para ele a sua disponibilidade.

2. Esclareça todas as dúvidas do cliente

Nas operações de comércio exterior, é natural que a empresa que esteja importando ou exportando tenha dúvidas sobre os processos, por isso, prepare-se para fazer todos os esclarecimentos. Portanto, esteja sempre atento sobre a situação das operações.
Além de tudo, todas as vezes que o cliente entrar em contato com você para esclarecer as dúvidas, responda sempre com rapidez, de maneira clara e objetiva. Procure saber se o questionamento do mesmo foi solucionado e se há mais algum esclarecimento.

3. Utilize um software de gestão

O software de gestão é um excelente aliado na administração de diversas atividades dentro da sua empresa, no relacionamento com seus clientes não é diferente. Com ele é possível organizar e reunir todos os dados pessoais de cada um deles em um só lugar, como contato, informações complementares, histórico dos processos e ou pagamentos.

As informações coletadas podem ser utilizadas para mapear os processos mais comuns do seu cliente, o regime que costuma utilizar nas operações e os produtos mais importados ou exportados por ele.

Outra funcionalidade que o software de gestão pode auxiliar é na otimização dos repasses, pois ele dará o status de cada processo, e tornará o contato com o cliente cada vez mais completo de informações.