Em 20 anos, número de exportadoras brasileiras cresceu 60%

Em 1998, o Brasil tinha 15,8 mil empresas exportadoras. Passados 20 anos, o número de empresas brasileiras negociando com mercados internacionais saltou para 25,4 mil em 2017, crescimento de 60%. Analisando por faixa de valor exportado, o maior crescimento foi observado no número de empresas que venderam entre US$ 10 milhões e US$ 50 milhões: eram 611 em 1998 e chegaram a 1.373 em 2017, aumento de 124%. O levantamento foi divulgado pela Rede de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), instituição de apoio à internacionalização de empresas no Brasil.

Em 20 anos, a Rede CIN atendeu mais de 113 empresas, contabilizando cerca de 468 mil exportadoras. O diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi, afirma que: “A meta é que as empresas brasileiras vejam o comércio exterior como uma estratégia de competitividade e sustentabilidade dos negócios.” e completa: “se não houvesse outros entraves, como barreiras comerciais, burocracia e financiamento adequado, esse número teria crescido ainda mais”.

A importância do tema não se restringe ao caixa das empresas, mas impacta a economia do país. Nos últimos períodos de recessão – 2001 a 2002, 2008 a 2009, 2014 a 2017 – todos os indicadores macroeconômicos do Brasil, como PIB, inflação e desemprego, pioraram. Só o comércio exterior cresceu nesse período. “Sabemos que muitas empresas recorrem às vendas internacionais durante períodos de turbulência no mercado doméstico, o que ajuda a explicar esse desempenho. No entanto, vemos a internacionalização crescer na estratégia das empresas”, continua Abijaodi.

Em 2005, o Brasil rompe a marca dos US$ bilhoẽs em exportação. Cinco anos mais tarde, quase dobra o desempenho exportando US$ 201,7 bilhões.

Nos períodos de crise – 2001-2002, 2008-2009, 2014-2017 – houve queda do PIB e aumento da inflação. Porém, o comércio exterior ainda cresceu durante as recessões.

Em 2009, a China substituiu os Estados Unidos como o maior destino dos produtos brasileiros.       

No agronegócio, o Brasil se torna grande exportador de produtos que antes comprava de outros países.

O escoamento das exportações brasileiras acontece principalmente pelo mar. Em 1998, vias marítimas transportavam 75,5%. Em 2017, o volume chegou a 82,5%.

Nos últimos anos, o Brasil conquistou cerca de 50 novos mercados.

Fonte: Confederação Nacional da Indústria