Marketing de relacionamento

Com os diversos avanços tecnológicos e mudanças comportamentais, o desenvolvimento de uma empresa não depende mais apenas de recursos materiais ou financeiros. Agora, fica evidente para as organizações que o principal meio de alcançar o sucesso é através do relacionamento com o cliente. 

Além do mais, diversas empresas ofertam os mesmos tipos de serviços e produtos, com preços altamente competitivos, e por isso, o número de concorrentes está cada vez maior, deixando o mercado bastante acirrado.

Procurando se diferenciar frente à concorrência, as organizações têm buscado encantar os clientes, e além de oferecer produtos e atendimento diferenciado, estão também investindo em marketing de relacionamento.

O marketing de relacionamento é uma estratégia inteligente para o desenvolvimento de uma empresa que busca conquistar, fidelizar e evangelizar os consumidores, fazendo com que eles se tornem divulgadores da marca. As ações do marketing de relacionamento procura manter o cliente próximo e  entregar uma experiência única de consumo.

Alguns fatores podem contribuir para a usabilidade do marketing de relacionamento no cotidiano da sua empresa, como por exemplo:

  Comunicação: Ferramenta chave para estreitar relações, a comunicação é essencial para as organizações, seja na interação com os clientes, fornecedores ou funcionários;

Tecnologia: Além de garantir uma boa gestão, a tecnologia também oferece serviços como automação, um instrumento muito benéfico no cotidiano;

Fatores intangíveis: Qualidade e confiança são valores determinantes para o consumidor tomar uma decisão.