Metodologia ágil

Com o crescente número de tarefas, exigências na qualidade e desempenho de entregas, constantes mudanças e atualizações no mercado e grande procura por resultados eficientes, diversos métodos foram surgindo para otimizar as demandas trabalho, como as metodologias ágeis.

Desenvolvida para aplicar em desenvolvimento de software, as metodologias ágeis se diferenciam das demais por possibilitar uma maior flexibilidade na resolução dos obstáculos imprevisíveis e auxílio à gestores na tomada de decisões diante dos contratempos do mercado. Desse modo, diversas empresas perceberam o grande potencial da aplicação dos principais princípios e práticas desta metodologia em seus modelos de negócio.

O método ágil consiste em um conjunto de ferramentas e práticas que visam oferecer entregas rápidas, eficientes e de qualidade, por meio de uma abordagem de negócios fundamentado no equilíbrio entre os propósitos da organização  e as necessidades dos clientes.

 

Tendo como grande diferencial, os métodos ágeis buscam desenvolver um ambiente de gestão das atividades que permite o acompanhamento e adaptação. Além de gerar diversos benefícios, o metodologia também promove:

 

  • Comunicação e integração com a equipe;
  • Gestão das atividades
  • Foco no cliente e nas entregas
  • Aumento da produtividade
  • Auto-organização
  • Qualidade na entrega

 

As metodologias ágeis podem contribuir para diversos modelos de negócio no ambiente corporativo. Assim como em projetos, também é possível aplicar os princípios do método nas atividades rotineiras e  operações de comércio exterior. Ela poderá auxiliar na melhoria da organização e visualização dos processos, comunicação eficiente entre a equipe e aumento da produtividade, fatores que favoreceram o valor na entrega ao cliente.