Metodologias ágeis para o ambiente corporativo

Entrega de valor, eficiência e qualidade, são alguns dos principais objetivos que toda empresa procura gerar no atendimento ao cliente. Com a inovação do mercado e sua alta competitividade, muitos gestores decidiram adotar os métodos ágeis na rotina de trabalho.

 

A assertividade, agilidade e a segurança, originou essas novas metodologias, que são alternativas à gestão tradicional de projetos, que foi elaborada inicialmente apenas para desenvolvimento de software, mas que já é implementada a qualquer tipo de organização, sempre alinhado com os objetivos da empresa e as necessidades do cliente.

 

No ambiente corporativo, principalmente para empresas que trabalham com processos muito complexos e que há constante alterações, a utilização dessas metodologias melhora da visualização das operações em andamento, auto-organização e aumento de produtividade da equipe.   

 

Conheça algumas metodologias que podem ser implementadas que irão auxiliar na gestão dos projetos.

 

  • Feature-Driven Development (FDD)

 

Esta metodologia significa “desenvolvimento guiado a funcionalidades”, tendo como  objetivo principal fazer entregas em um curto espaço de tempo. Esse método colabora para um estreitamento na relação entre sua empresa e seu cliente, trazendo qualidade de atendimento e satisfação do mesmo.  

 

  • Kaban

 

A metodologia Kaban, implementada em 1956 pela Toyota, é representada por um fluxo pré-estabelecidos por estágios como: “a fazer”, “fazendo” e feito, através de colunas. De acordo com a evolução das atividades, elas são mudadas de estágio, favorecendo a visualização, gestão e o acompanhamento da situação do projeto.

 

Metodologias com foco na melhoria da produtividade dos colaboradores:

 

  • Continuous Delivery

 

Nesse método, não há prazos estabelecidos e a entrega de resultados é constante. Normalmente é utilizado para projetos curtos e urgentes.  

 

  • Integração Contínua

 

Utilizado em grandes equipes, frequentemente os colaboradores integram suas atividades, buscando sempre reduzir os número de erros e problemas, e melhorando o relacionamento dos colaboradores.

 

Apesar dessas metodologias serem utilizadas para desenvolvimento de software, é super válido adaptar ao seu modelo de negócio. Procure estudar qual seria o método que se encaixe melhor a sua atividade e se destaque a sua empresa no mercado de trabalho.